O Conselho de Administração é o agrupamento organizado de representantes dos interesses da sociedade para analisar, discutir e delinear os resultados obtidos e ações pretendidas.

 

O Conselho de Administração tem uma visão mais estratégica do que operacional, não atuando diretamente na execução das decisões.

 

A constituição do Conselho de Administração deve estar adequada ao empreendimento, sendo a sua forma de atuação discutida e aceita de forma consensual entre os seus membros.

 

A mediação dentro do Conselho deve ser representada pela busca constante do consenso entre os seus membros.

 

Como forma contributiva técnica e descompromissada para a discussão dos assuntos, geralmente são contratados profissionais externos.

 

A atuação do Conselho de Administração dá mais conforto decisório aos executivos do empreendimento que são responsáveis pela operação, em virtude de que as decisões estratégicas foram arduamente discutidas e delineadas.

 

As atividades do Conselho de Administração devem ser adequadamente programadas, com a finalidade de objetivar as reuniões.

 

Um Conselho de Administração estruturado e organizado, tendo o seu papel definido de forma clara e objetiva, tem garantido o seu retorno.